Diante das rápidas e constantes mudanças do mundo contemporâneo, é indiscutível que se trabalhe na educação situações em que os indivíduos tenham que inventar soluções, propor novas tecnologias e se autotransformar.
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Presente na rede escolar desde 2009, o programa SESI-SP de Robótica Educacional busca, por meio da abordagem STEAM SESI-SP, ampliar o desenvolvimento pelos estudantes da criatividade e da capacidade de resposta a problemas e desafios. Durante as aulas ou no desenvolvimento de projetos institucionais, espera-se a aplicação do Pensamento Computacional para gerar soluções de forma criativa e eficaz. Nessas vivências, os estudantes são instigados a explorarem diferentes recursos e materiais que podem resultar no desenvolvimento de games, aplicativos mobile, aplicações de Inteligência Artificial, projetos robóticos, entre outras soluções. As atividades preveem objetivos de aprendizagem ligados à pesquisa, prototipação e programação somados a competências socioemocionais como trabalho em grupo, efetividade em comunicação (produção e recepção), adaptabilidade, resiliência e criatividade.
Buscando o aprimoramento do componente de Programação e Robótica na rede SESI-SP, foram estabelecidos três eixos essenciais, conhecidos como os “3 Ps” desse componente curricular: Pesquisa, Prototipação e Programação.?