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1º Fórum de Educação Matemática da Rede Sesi-SP debate desafios e propostas para o ensino

Professores e especialistas avaliaram práticas, metodologias e pesquisas atuais no ensino e aprendizagem da disciplina

 Por: Comunicação e Educação do Sesi-SP
03/07/202414:46- atualizado às 10:49 em 29/07/2024

Entre os dias 26 e 28 de junho, a Escola Sesi de Mogi das Cruzes - Brás Cubas foi palco do 1º Fórum de Educação Matemática da instituição. O evento, intitulado Desafios e Propostas para o Ensino e Aprendizagem de Matemática, reuniu gestores, professores, orientadores de educação digital e técnicos de laboratório digital com o objetivo de discutir práticas, metodologias, pesquisas atuais e os desafios enfrentados no ensino e aprendizagem de matemática.

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Durante o fórum, aconteceram mesas redondas, palestras, debates e oficinas, na perspectiva de ressignificar o ensino da matemática. Os participantes vivenciaram diversas formas de engajamento nos processos de ensino e aprendizagem, numa jornada de provocações e construções para tornar a matemática mais acessível aos estudantes, contemplando sua especificidade, linguagem e as interconexões com o mundo.

 

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De acordo com a gerente pedagógica do Sesi-SP, Ivy Daniele?Gavazzi Sandim, a busca pela equidade educacional na área de matemática tem sido um tema constante entre os profissionais da instituição. Desde 2023, com a implementação do programa Por outros ângulos, essa discussão ganhou ainda mais destaque, visando criar melhores condições para que todos os estudantes aprendam matemática, superando práticas excludentes e tradicionais.

O incentivo à inovação no ensino da matemática, está alinhado aos valores do SESI -SP que comunga a equidade educacional como premissa para os caminhos da Instituição. Compreendendo a complexidade da Educação Matemática , que amplia os nossos olhares para a formação de professores, a utilização de recursos, plataformas e games, avaliação externa, e tempo dedicado para planejamento integrado e coletivo, o fórum propôs a criação de espaços para a participação de professores de matemática, coordenadores, analistas técnico-educacionais e demais profissionais da Rede Sesi-SP em discussões aprofundadas sobre o cenário institucional e nacional que visam encontrar soluções e encaminhamentos para os desafios enfrentados pela rede”, afirmou. 

O evento reforçou a importância de esforços conjuntos e planejamento institucional para garantir os direitos declarados no currículo e alcançar melhores resultados no ensino da matemática.

 

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