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Avaliação no Ensino Infantil

A concepção de avaliação adotada pelo SESI-SP privilegia a interação professor-educando-conhecimento, o que a; caracteriza como formativa, pois atua a serviço do conhecimento e da aprendizagem tanto do estudante como do professor.

A proposta de avaliação para essa etapa da Educação Básica sugere que se tenha cuidado para não fazer juízos ou avaliações inadequadas e negativas, que rotulam a criança, principalmente porque ela está em processo de desenvolvimento. Sendo assim, prioriza-se que a avaliação na Educação Infantil seja processual e se destine a subsidiar o processo de ensino e aprendizagem no sentido de fortalecer a autoestima da criança.

Nesse contexto, a avaliação é entendida como um conjunto de ações que apoiam o professor na reflexão tanto sobre as condições de ensino quanto de aprendizagem que são oferecidas à criança, auxiliando-o na adequação de sua prática às necessidades do estudante, em suas intervenções, na tomada de decisões educativas, na observação sobre a evolução e o progresso da criança e no (re)planejamento, se necessário, de determinadas situações, relações ou atividades.

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