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ambiente escolar saudável

As escolas do SESI-SP fortalecem consistentemente sua capacidade de ser um ambiente seguro e saudável para aprender, ampliando as oportunidades de aprendizagem para todos que constituem a comunidade escolar. Assim, atuam para a promoção da saúde de todos os estudantes, reforçando os seguintes princípios:   

  • Implementação de processos e recursos escolares para que toda a escola esteja comprometida com esta abordagem; 
  • Aproximação e parcerias com a comunidade local; 
  • Currículo escolar que considera os aspectos físicos, socioemocionais, psicológicos, da saúde e o bem-estar do aluno; 
  • Ambiente educacional seguro, saudável e inclusivo. 

Nessa abordagem, o espaço e o contexto educacional são utilizados para preparar os estudantes e atender suas necessidades, em cada etapa do desenvolvimento, no que diz respeito à sua formação integral, que está relacionada ao desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, através da educação de sentimentos e valores, cultura democrática e construção do projeto de vida dos estudantes.

 

Estratégias diversas são desenvolvidas como:
  • Procedimentos corporativos para uma escola saudável e inclusiva;  
  • Proposta pedagógica da escola que considera a saúde e o desenvolvimento humano como pilares importantes; 
  • Desenvolvimento integral de estudantes por meio de Competências Socioemocionais e Projetos de Vida dos estudantes; 
  • Práticas de prevenção às diversas formas de violências e bullying; 
  • Articulação com as famílias para aprendizagem e desenvolvimento de crianças e adolescentes, através do Papo em Família e de ações locais.

Ações de combate ao bullying

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Nossa rede de colaboração 

As escolas do SESI-SP valorizam um trabalho coletivo e integrado através da transdisciplinaridade de saberes diversos que permeiam a saúde e a educação. Psicólogos educacionais, psicopedagogo, especialistas em saúde e analista técnico educacional integram processos coletivos, formações continuadas e discussões pedagógicas que facilitam o planejamento para o desenvolvimento integral dos estudantes, os processos de ensino e aprendizagem e o bem-estar nas escolas. 

 

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