O que está buscando?

Por que a vitamina D é tão importante para o corpo?

Conheça os benefícios e veja como o sol pode ser um importante aliado para sua saúde!

 Por: Elaine Casimiro, Comunicação Regional SESI-SP
21/09/202007:49- atualizado às 07:54 em 21/09/2020

Aproveite o sol da primavera para ativar vitamina D do seu corpo. É isso mesmo que vou leu o sol! Embora tenham alimentos que contenham vitamina D como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau, leite, ovos, cogumelos e manteigaa nossa principal fonte é a exposição solar porque os raios do tipo B (UVB) são responsáveis por ativar a síntese dessa substância.  

“A vitamina D é muito conhecida pelas funções de saúde dos ossos e do crescimento. Também é importante para o sistema imunológico, metabolismo e proteção cardiovascular”, explica a nutricionista do SESI-SP, Aline Pendeza 

Mas atenção! Cuidado na exposição para não prejudicar a pele. Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é de 10 a 20 minutos de sol, sem filtro solar, três vezes por semana. Também é importante ressaltar que para prevenir os riscos de câncer de pelea exposição não deve acontecer entre o período das 10h às 16h.  

Um outro detalhe importante para sua saúde: não faça reposição dessa vitamina sem acompanhamento de um especialista. Qualquer suplementação de vitamina deve ser indicada por um médico ou nutricionista. 

Gostou das dicas?! Dedique uns minutinhos do seu dia para tomar um solzinho.  

Leia também