Grupo olímpico inicia jornada no dia 26 de julho, enquanto os paralímpicos entram em ação em 28 de agosto
Por: Amanda Demétrio, comunicação Sesi-SP
18/07/202414:51- atualizado às 11:28 em 12/08/2024
O Sesi-SP consolida sua posição como um dos principais celeiros de talentos esportivos do Brasil enviando para os Jogos de Paris 2024 a maior delegação da sua história em Olímpiadas e Paralímpiadas. O grupo, que conta com 39 atletas convocados, sendo 15 estreantes na maior competição mundial, reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento do esporte da formação ao alto rendimento no país em 17 modalidades olímpicas e 8 paralímpicas.
Com um expressivo aumento na participação de atletas da base, o Sesi-SP demonstra o sucesso de seu programa de formação esportiva. Dando o pontapé inicial nos Jogos de Paris 2024, no dia 26 de julho, o grupo olímpico, formado por 11 representantes de 6 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, judô, triathlon e vôlei), conta com sete atletas que vieram da base da instituição. Entre eles, Felipe Bardi, o homem mais rápido da América do Sul.
“Estou muito feliz de representar o Brasil e o Sesi-SP novamente. Espero fazer uma grande performance, executar tudo o que treinamos aqui. As expectativas são sempre as melhores possíveis”, diz Bardi. “Claro que quero melhorar minhas marcas e chegar em uma final olímpica. Quando chegamos ali na prova final, não tem o melhor, estamos todos no mesmo patamar, todos com a mesma chance de conquistar uma medalha”.
No judô, outro jovem conseguiu um feito inédito para a instituição. Michel Augusto garantiu sua vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 matematicamente, ao somar pontos no Mundial de Judô Sênior de Abu Dhabi, disputado em maio. Com o resultado, o judoca de 19 anos é o primeiro representante da modalidade do Sesi-SP na principal competição esportiva mundial.
“Essa foi a primeira vez que fiz parte da corrida olímpica. Estou muito focado e com as expectativas altas. Quero dar meu melhor, representar o Sesi-SP e o Brasil da melhor forma possível”, afirmou Michel, que chegou no time da indústria em 2021.
No cenário paralímpico, a força do Sesi-SP em 2024 é ainda mais marcante. Com 28 atletas convocados em 5 modalidades (atletismo, bocha, goalball, tênis de mesa e vôlei sentado), a indústria paulista contará com dez nomes a mais do que na última edição, realizada no Japão, e aparece como a maior delegação brasileira, consolidando a instituição como referência no esporte adaptado.
“Essa será minha primeira participação em uma paralímpiada. Bati na trave para o Rio 2016 e Tóquio 2020. Eu era o favorito para conquistar as vagas e me frustrei demais. Mas eu encontrei novas forças e em outubro do ano passado já consegui o tão sonhado objetivo, a medalha de ouro em Santiago nos Jogos Parapan-americanos e a vaga para Paris 2024. Estou muito feliz e curtindo muito esse momento, acho que o mais importante de tudo é desfrutar. Força de vontade e dedicação não faltarão, estou trabalhando bastante para chegar bem e trazer um resultado bacana para o nosso país e para o Sesi-SP.", explicou Claudio Massad, atleta do tênis de mesa paralímpico.
Das cinco modalidades paralímpicas que o Sesi-SP credenciou para Paris 2024, o vôlei sentado contará com 11 representantes, sendo 6 mulheres e 5 homens. Entre elas, Nathalie Filomena, 17 vezes campeã brasileira com o time da indústria e que chega pela quarta vez em uma disputa de paralimpiada.
“Estou um pouco ansiosa, claro. Mesmo sendo a minha quarta paralímpiada, estou com a expectativa bem alta. Queremos fazer algo inédito, que é trazer a medalha de ouro para o Brasil, já temos uma medalha de bronze. Então estamos treinando muito para fazer história mais uma vez”, declarou Nathalie.
Mais do que ganhar competições e conquistar medalhas, os atletas dos Sesi-SP são exemplos dentro e fora das arenas esportivas. E, para o gerente de Esporte e Lazer, André Avallone, é muito gratificante contar com tantos números expressivos nesta edição.
“É uma grande alegria ver todos esses atletas, nossa maior delegação, indo para os Jogos de Paris. Eles representam não só a instituição Sesi-SP, mas também todos os profissionais envolvidos nessa formação, e todas aquelas crianças que os têm como exemplo. É uma grande honra tê-los como nossos representantes. Só podemos desejar tudo de melhor para todos eles”, finalizou Avallone.
O Sesi-SP desenvolve o esporte oportunizando experiências e transformação social a milhares de crianças, jovens e adultos através do programa Sesi Esporte. Hoje são 100 mil alunos atendidos no esporte de participação, 4 mil atletas no esporte de formação e 250 atletas no esporte de desempenho, além de ter sua metodologia presente em 150 municípios do estado de São Paulo através da transferência de tecnologia.
ATLETISMO
BASQUETE
CICLISMO
JUDÔ
TRIATLHON
VÔLEI
ATLETISMO
BOCHA
GOALBALL
TÊNIS DE MESA
VÔLEI SENTADO