O que está buscando?

3ª edição do SESI Chef: final!

Decisão acontece neste sábado (19), no teatro do Sesi Campinas, a partir das 16h, com entrada gratuita

 Por: Núcleo de Comunicação
17/10/201913:27- atualizado às 13:39 em 03/01/2020

Chegou a hora de mais uma decisão. Acontece neste sábado (19), no Sesi Campinas (SP), a partir das 16h, a final da 3ª edição do concurso culinário “SESI Chef". Mais uma vez, os cozinheiros amadores poderão mostrar toda sua criatividade e talento, agora no combate final. Os ingressos para a decisão podem ser reservados gratuitamente pelo portal Meu Sesi.

Depois de quatro meses de competições em todo Estado com a participação de 56 participantes, Marcelo Feitosa, representante do Sesi Vila Leopoldina e Valdelúcia Silva, do Sesi São Carlos, chegam para disputa final. A competição gastronômica, voltada à promoção da alimentação saudável, econômica e baseada nos princípios do programa Alimente-se Bem premiará a partir de critérios como: sabor, escolha dos ingredientes, apresentação do prato, aproveitamento total do alimento e a criatividade com que o participante propõe a redução de desperdício.

Com a ideia de que os chefs criem receitas inéditas, nutricionalmente equilibradas, que aproveitem integralmente os alimentos e que levem até 50 minutos para ficarem prontas, o concurso tem como objetivo incentivar os participantes a reverem suas escolhas diárias e desenvolverem a criatividade na culinária. O Sesi Chef propõe ainda a utilização de partes pouco usadas dos alimentos, considerada nessa competição o superaproveitamento.

O corpo técnico de jurados para definir o grande campeão desta 3ª edição será composto pela Chef Dayse Paparoto, vencedora da primeira edição profissional do maior reality show gastronômico da TV brasileira (Masterchef Brasil) entrou no programa para ter a única experiência de ser avaliada por três dos mais famosos Chefs do País. Chef Revelação pela Veja SP (2009 e 2010), é hoje jurada do Bocuse D´Or (maior concurso Gastronômico do mundo) e teve passagens pelos renomados Hotel Fasano, DueCuochi, Cucina, Nico pasta e Basta, Hotel Jequitimar Guarujá e outros.

Cidinha Santiago, assistente do programa Hoje em Dia da Rede Record e Autora do livro ‘Receitas de Comidas Típicas’, trabalhou por 12 anos no programa “A Maravilhosa Cozinha da Ofélia, e Bruna Sousa, nutricionista das equipes de rendimento de vôlei masculino do SESI-SP (categorias infanto, juvenil e adulto), especializada em Fisiologia do Exercício e Tratamento Multidisciplinar da Obesidade pela UNIFESP, completam o time julgador.

O campeão do concurso será premiado com R$ 5.000,00 e o vice receberá o prêmio de R$ 3.000,00. Os dois melhores ganharão ainda um fogão top de linha Atlas Eletrodomésticos cada um.

Ao todo, foram 28 unidades do SESI-SP espalhadas pelo estado de São Paulo que receberam a etapa local do concurso Sesi Chef (Araçatuba, Araraquara, Campinas, Franca, Indaiatuba Itu, Jaú, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Ourinhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São Paulo (Ipiranga, Vila Leopoldina) e Tatuí).

Nas duas primeiras edições do concurso, realizadas em 2016 e 2017, mais de 1.400 candidatos se inscreveram para concorrer ao posto de Sesi Chef da vez. Ao final das duas competições, 124 receitas premiadas integraram os livros de cada edição. O livro SESI Chef 2019 conta com as 56 melhores receitas elaboradas pelos participantes da primeira fase do concurso realizado nas 28 unidades do SESI-SP, com os mais variados tipos de ingredientes.

 

Alimente-se Bem

Criado pelo SESI-SP em 1999, o programa utiliza os alimentos integralmente e tem como proposta realizar refeições saborosas e nutritivas sem gastar muito. Seus princípios foram determinados a partir de pesquisas realizadas por nutricionistas da entidade, que observaram hábitos alimentares de trabalhadores de indústrias do estado de São Paulo.

O programa se desenvolve por meio de cursos gratuitos em cozinhas didáticas ou unidades móveis instaladas no estado. Continuamente, proporciona por meio do acesso ao conhecimento uma forma de consumo mais consciente e sustentável.

Levando informação às pessoas, o projeto ganhou projeção em outros estados do país e, em 2008, foi reconhecido internacionalmente, com demanda de Moçambique para disseminação desses conceitos no continente africano.  

 

Serviço:

Final da 3ª edição do SESI Chef
Local: Teatro do Sesi Campinas – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália, Campinas/SP
Dia e horário: 19 de outubro (sábado) – a partir das 14h30
ENTRADA GRATUITA – reserva de ingresso pelo portal MEU SESI https://www.sesisp.org.br/meu-sesi

Leia também